sábado, 17 de abril de 2010

IGREJA McDONALDS DA PROSPERIDADE!












Por Clóvis Cabalau

E
xtraí a declaração abaixo de uma entrevista publicada na
revista “Super Interessante” deste mês:

“Meu trabalho é garantir que existam opções para que as pessoas
decidam por si próprias. Agora, se tiver de escolher entre criar
uma comida gostosa ou saudável, o sabor será sempre a prioridade”



Não, a frase
não é de um pastor da famigerada teologia da
prosperidade, mas, coincidentemente, soa como se fosse.
A declaração é do americano Daniel Coudreaut, homem
de frente da cozinha do McDonald’s e responsável por criar
as receitas que deliciam multidões de clientes da maior rede de
fast food do mundo. Na entrevista, Coudreout é perguntado sobre
os métodos que ele utiliza para driblar as críticas dos defensores
da alimentação saudável e, assim, continuar atraindo mais e
mais famintos das delícias do McDonald’s.

Pensei cá com meus botões:
McDonald’s e teologia da prosperidade tem tudo a ver.

A diferença básica é que os criadores do fast food gospel não têm
a sinceridade do “mago” da rede de lanchonetes. Entre oferecer
uma comida gostosa ou saudável, os vendilhões “prósperos”, sem
dúvida, escolhem a primeira opção – sempre com algum “respaldo
bíblico” na manga, para justificar o engodo. Afinal, a satisfação do
cliente é norma da casa, tudo “em nome” do Senhor, claro.

E do outro lado do balcão, uma nova categoria de crente se
acotovela por mais uma apetitosa novidade. Depois do “crente
Raimundo” [um pé da igreja outro no mundo], do “crente
seis horas” [cês ora por mim] e de outros por aí, proponho
o credenciamento no clube dos crentes cara-pau da categoria
“crente McDonald’s”. São aqueles que vão à igreja em
busca de comida gostosa e rápida [mas que, às vezes,
pode sair cara].



No rol das igrejas em franco crescimento, eis que emerge das
profundezas a “Igreja McDonald’s do Milagre da Prosperidade”
- IMMP. Evangelho a gosto do cliente. Ideal para jovens sem
compromisso e ávidos por uma bela oferta do dia. Para as
crianças, a opção de adquirir um bonequinho da moda dentro
do pacote do McLanche Feliz.

Tal e qual a estratégica do gourmet do McDonald’s, o segredo
da IMMP é a busca constante por inovações. Dessa forma, anula-se
o risco de perder clientes - quer dizer, membros –, e segue-se a cativar
novos adeptos, fadados ao engano e ao perigo de morte por colesterol
alto. Afinal, a prioridade não é o alimento saudável, mas a comida
apetitosa, com direito a batata-frita grande e uma coca-cola bem gelada.

V
ai um “Big Mac santo” aí?



***
Clóvis Cabalau é missionário, jornalista e chargista.
No seu tempo livre, dedica-se a queimar o filme dos
vendilhoes do evangelho aqui no Púlpito Cristão




http://www.pulpitocristao.com/search?updated-max=2010-04-12T19%3A00%3A00-03%3A00&max-results=8

0 comentários:

Postar um comentário